top of page
mountain-botafogo-beach-rio-de-janeiro-brazil.jpg

Conheça e aproveite o Rio de Janeiro

Destacamos para você recomendações para te auxiliar na escolha das atividades no Rio de Janeiro, com atrações e passeios essenciais para a sua viagem. Veja a seguir!

Cristo redentor rio de janeiro

Cristo Redentor

De braços abertos, o Cristo Redentor, no topo do morro do Corcovado, recebe todos os dias milhares de turistas de diferentes cantos do mundo. Para chegar lá, é preciso subir 700 metros até o pico, onde está a famosa estátua, um verdadeiro cartão postal da cidade. Localizado dentro do Parque Nacional da Tijuca, o Cristo pode ser acessado de duas formas: pelas vans autorizadas que partem de diversos pontos do Rio, ou pelo trem do Corcovado.

Praias do Rio de Janeiro

As praias do Rio de Janeiro são um dos maiores atrativos da cidade, recebendo turistas de todo o mundo. O vasto mar carioca é o principal cartão postal da região e faz parte do roteiro de viagem de todos que visitam a cidade. O clima quente e agradável da região convida para um refrescante mergulho.

Na Zona Sul, estão algumas das praias mais famosas e procuradas pelos visitantes: Leblon, Ipanema e Copacabana. Cada uma delas oferece uma experiência única, com opções para diversas atividades, desde um bom mergulho no mar até caminhadas ou passeios de bicicleta pela orla, sempre com a vista deslumbrante e o som das ondas.

Praias  Rio de Janeiro
Pão de açúcar Rio de Janeiro

Pão de Açúcar

O Bondinho do Pão de Açúcar é um dos principais atrativos turísticos do Rio de Janeiro. Inaugurado em 1912, foi o primeiro teleférico do Brasil e o terceiro do mundo. Ele faz a ligação entre o Morro da Urca e o Morro do Pão de Açúcar, e já transportou mais de 40 milhões de pessoas.

De lá de cima, a vista é simplesmente espetacular, com uma panorâmica incrível da cidade, incluindo a enseada de Botafogo, a orla de Copacabana e a entrada da Baía de Guanabara. Não deixe de incluir esse famoso cartão postal no seu roteiro de viagem.

Escadaria Selarón

A Escadaria Selarón, localizada entre os bairros de Santa Teresa e Lapa, no Rio de Janeiro, é uma obra vibrante criada pelo artista chileno Jorge Selarón, que a considerava uma homenagem ao povo brasileiro.

A visita é gratuita e o local realmente merece ser apreciado, sendo um dos pontos mais bonitos da cidade. Além disso, a escadaria ficou famosa mundialmente, aparecendo em diversos videoclipes de artistas renomados, como U2 e Snoop Dogg.

Escadaria Seláron Rio de Janeiro
Lapa Rio de Janeiro

Lapa

A Lapa é um bairro boêmio e animado do Rio de Janeiro, famoso pelos bares tradicionais, casas noturnas com música ao vivo, salões de dança e as rodas de samba ao ar livre sob os Arcos da Lapa, um aqueduto em estilo romano que é perfeito para fotos.

Existem opções para todos os gostos e orçamentos. Você pode comprar uma caipirinha nas barraquinhas de rua por R$ 15 ou optar por um drink em um bar mais sofisticado na região.

Fique atento! Durante a alta temporada de verão, muitos buscam um bar com uma cerveja gelada para se refrescar, e a procura por mesas pode ser grande, sendo necessário fazer reservas.

Mirante Dona Marta

Dizem que é um dos lugares com a vista mais deslumbrante do Rio de Janeiro. O acesso é feito pelo mesmo trajeto que leva ao Corcovado, basta seguir a indicação para o Mirante.

 

O local não conta com policiamento, por isso, é recomendado visitá-lo durante o dia, quando há mais movimento.

No mesmo espaço, do lado oposto ao mirante, encontra-se um heliporto, que também oferece uma vista de tirar o fôlego.

Mirante Santa Marta Rio de Janeiro
Parque Laje Rio de Janeiro

Parque Lage

O Parque Lage, localizado aos pés do Morro do Corcovado, é um espaço encantador com 52 hectares de natureza exuberante, cultura e arte.

Sua estrutura é encantadora, cercada por uma paisagem verdejante e animais nativos da Mata Atlântica.

 

A entrada é gratuita e, assim como os visitantes, até os macaquinhos circulam livremente pelo parque, criando uma atmosfera única e encantadora.

Museu do Amanhã

Inaugurado em dezembro de 2015, o Museu do Amanhã já atraiu mais de 3 milhões de visitantes, tornando-se um dos pontos turísticos mais populares do Rio de Janeiro.

 

Focado em ciências e tecnologia, o museu aborda os desafios e as oportunidades que a humanidade enfrentará nas próximas décadas, com ênfase em sustentabilidade e convivência.

Museu do Amanhã  Rio de Janeiro
Arpoador Rio de Janeiro

Pôr do sol no Arpoador 

O Arpoador, localizado no bairro de Ipanema, é tanto uma praia quanto uma formação rochosa, famosa por oferecer um dos mais belos pores do sol do Rio de Janeiro. A praia é pequena, com cerca de 500 metros de extensão, o que torna o espaço mais restrito.

Cazuza já cantava sobre as "pedras do Arpoador", referindo-se a esse lugar mágico e com uma vista de tirar o fôlego. Aproveite sua visita para subir nas pedras à esquerda e, além de apreciar a paisagem, desfrutar de um pôr do sol inesquecível. É uma experiência que arrepia!

Estádio do Maracanã

O Maracanã, palco de grandes clássicos do futebol mundial, se tornou um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, carregando uma rica história de momentos inesquecíveis, como o milésimo gol de Pelé, marcado em 1969.

Se você é fã de futebol, não pode deixar de incluir o Maracanã no seu roteiro. É possível fazer uma visita guiada ou, ainda, assistir a uma partida, o que também oferece acesso ao estádio e a emoção de vivenciar um jogo ao vivo. Para uma experiência ainda mais emocionante, prefira assistir a um clássico carioca!

Maracanã Rio de Janeiro
Jardim botânico Rio de Janeiro

Jardim Botânico

Fundado em 1808 por D. João, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro começou como um projeto de aclimatação de plantas e hoje é um importante centro de pesquisa em botânica e conservação da biodiversidade.

O Jardim abriga diversas espécies, incluindo raridades da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica, além de orquidário, cactário e jardins temáticos, como o japonês e o mexicano. Para explorar o local, é recomendável usar tênis confortável.

Lagoa Rodrigo de Freitas

A Lagoa Rodrigo de Freitas oferece mais de 7 km de ciclovia, um convite perfeito para pedalar e explorar o local.

 

À medida que você avança, vai descobrindo ângulos deslumbrantes da lagoa e passando por uma variedade de pessoas: casais, caminhantes, pessoas relaxando na grama, fazendo piquenique ou passeando com seus cães.

Lagoa Rodrigo de Freitas Rio de Janeiro
Aquario Rio de Janeiro

AcquaRio

O AquaRio, localizado no Rio de Janeiro, é o maior aquário da América do Sul, com 26 mil m² de área, cinco andares e 28 tanques que totalizam 4,5 milhões de litros de água salgada. O aquário abriga cerca de três mil animais de 350 espécies, representando diversos ecossistemas marinhos.

A principal atração é o Recinto Oceânico, com 3,5 milhões de litros de água e sete metros de profundidade. Nesse espaço, os visitantes podem atravessar um túnel subaquático e até mergulhar com peixes, raias e tubarões, vivendo uma experiência única.

Salto de asa delta na Pedra Bonita

A paisagem belíssima do Rio de Janeiro faz com que a cidade seja perfeita para a prática de asa delta, que permite apreciar a vista do alto. A rampa da Pedra Bonita é escolhida por muita gente que quer aproveitar a cidade por esta ótica.

O voo custa mais ou menos R$ 600 por pessoa, em um passeio que dura entre 8 e 12 minutos. O tempo pode variar, afinal, quem determina o tempo de duração real é a condição do vento. Geralmente no valor estão inclusos fotos e vídeos feitos com a GoPro. Confirme tudo, principalmente valores atualizados, com as empresas especializadas no serviço de asa delta.

Asa Delta Rio de Janeiro
Roda gigante Rio de Janeiro

Roda-gigante

O Rio de Janeiro abriga a segunda maior roda-gigante da América Latina, a Yup Star, com 88 metros de altura, ficando atrás apenas da de São Paulo, com 91 metros.

 

Embora sua vista não seja tão icônica quanto a do Cristo Redentor ou do Pão de Açúcar, o passeio oferece uma perspectiva única da cidade. Além disso, vale a pena pela experiência de estar em uma das maiores rodas-gigantes do mundo. A localização também permite fácil acesso a outras atrações próximas, como o AquaRio e o Museu do Amanhã.

Ilha da Gigóia

A ilha famosa por seus restaurantes, clima bucólico e tranquilidade – destoando de seu entorno que é o bairro da Barra da Tijuca – é um excelente programa para um fim de semana.

Rodeada por canais e vegetação de mangue, a ilha tem um clima fresco e vista incrível e muito apreciada de qualquer ponto que se olhe.

As opções de lazer são os bares e restaurantes, a maioria fica ao redor da ilha, com vista para a lagoa, e muitos oferecem música ao vivo.

 

Também existe a possibilidade de dar uma caminhada, praticar esportes aquáticos e conhecer as outras ilhas da lagoa. Isso tudo você faz num dia ou num fim de semana se hospedando na ilha, que oferece várias opções legais de hospedagem.

Ilha da Jigoia Rio de Janeiro
bottom of page